Johannes Janzen


  T E R Ç A - F E I R A ,   1 8   D E   O U T U B R O   D E   2 0 1 6




Os escritos do BioLogos têm sido amplamente divulgados no Brasil, principalmente através da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. BioLogos, através de teólogos como Tim Keller, defende a evolução teísta.

Douglas Wilson, teólogo cristão, escreveu um artigo apontando sete problemas da evolução teísta com a educação cristã clássica. Reproduzo um dos problemas, a morte, com as minhas palavras (ver original aqui).

*****
A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo através de Adão (Romanos 5:12). A evolução teísta precisa argumentar que Adão entrou no mundo através da morte. Na visão bíblica, Adão é o pai da morte. Na visão do evolucionismo teísta, a morte é o pai de Adão. A diferença é fortíssima.

BioLogos diz o seguinte:

"A maldição de Gênesis 3 foi que Adão e Eva, não os animais, deveriam morrer por sua desobediência. Portanto, a morte de animais antes da Queda é compatível com a doutrina cristã".

Note, em primeiro lugar, que isso nem mesmo resolve o problema apresentado. Se Adão e Eva foram os primeiros seres humanos de uma multidão de primatas, qual é o sentido de dizer a eles [Adão e Eva]: "Se vocês violarem à minha lei certamente morrerão? "Morrer?", eles diriam, "todo mundo morre. Meus pais morreram ano passado". Por que a morte seria uma ameaça se ela já estava por aí a milhões de anos? Se a morte é uma ameaça, então Deus também poderia ter ameaçado com as seguintes palavras: "Se vocês violarem à minha lei certamente tomarão amanhã o café da manhã".

Segundo, note que essa solução vai além do necessário. Ela não somente prova que a morte animal é compatível com a doutrina bíblica, mas também que a morte animal é boa (positiva). Se os dias da criação se referem aos milhões de anos de luta, morte, doença, decaimento, etc., então também podemos dizer que Deus, o Todo-bondoso, olhou para esses milênios sangrentos e disse: "É bom". Se a morte dos animais é boa, então (para fins ilustrativos), pegue uma faca, encontre uma criatura fofa, e a torture até a morte. Essa monstruosidade, de acordo com a teologia do BioLogos, não possui conexão com o pecado humano. Criaturas fofas sempre morreram, muitas delas dolorosamente. E Deus chamou isso de "bom".


  Palavras-chave: Bíblia, morte, evolução teísta, evolução, Adão, Eva, BioLogos

Enviado por: Johannes Janzen  |  803 views   

   Postagens relacionadas


   Deixe aqui seu comentário

Nome *:
E-mail *:
  (não será publicado)
Título:
Texto *:
Texto da Imagem *:
  (sem espaços)
 

   Comentários (1)

Gênesis e evolução
É completamente inconsistente acreditar numa evolução teísta e na bíblia como Palavra de Deus. Este exemplo da morte é fortíssimo, e outros poderiam ser dados, mas parece que muitos querem corroborar a bíblia com os milhões de anos datados atualmente, e isso é realmente complicado. Primeiramente, porque se tenta explicar a bíblia a luz do que está fora dela, e deveria ser exatamente o contrário. Agora, a Bíblia precisa empiricamente se justificar para que creiam nela, beleza, então Deus coloca evidências na natureza, indicativos tácitos de um ser inteligente, mas ainda não basta! Em segundo lugar, a questão de datação é delicada, pois além de ser muito variável, instável e relativa, geralmente não se leva em consideração que Deus possa ter criado a terra já "velha", assim como o Adão da Bíblia, que não teve infância, mas foi criado adulto. Se utilizasse Carbono 14 para datar a terra no sexto dia da criação, daria provavelmente o resultado de milhões de anos, mesmo que a Terra de fato, sem Intervalo, tivesse sido criada do nada naquela semana.

Enviado por: Carlos Rodrigo Soares  |  Data: Sex, 18/11/2016 às 23h21   




   Pesquisar

   Arquivo

   Sobre mim
   Johannes G. Janzen é professor de engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental com ênfase em Fenômenos de transporte e Hidráulica.

   Postagens mais recentes

   Postagens mais vistas

   Comentários recentes

   Palavras-chave

   Twitter

   Facebook

O conteúdo deste website, salvo indicações, é de uso exclusivo da
Sociedade Origem e Destino - Copyright © 2011