Johannes Janzen


  Q U A R T A - F E I R A ,   2 1   D E   D E Z E M B R O   D E   2 0 1 1


por João Novaes, Opera Mundi

A proporção de cristãos no mundo diminuiu nos últimos cem anos. A conclusão é de um estudo global realizado pelo instituto Pew Research Center divulgado nesta segunda-feira (19/12) (Leia a íntegra do estudo aqui). Em números absolutos, segundo a pesquisa, os seguidores do cristianismo quase triplicaram de 600 milhões para mais de 2 bilhões de 1910 até o ano passado. Entretanto, esse crescimento segue a o crescimento da população mundial, de 1,8 bilhões para 6,9 bilhões no mesmo período. Como resultado, o percentual de cristãos no mundo caiu de 35% para 32%.

Outro dado relevante do estudo “Cristianismo Global: informe sobre o tamanho e distribuição da população cristã no mundo” é a diminuição da influência da religião nos dois continentes onde ela possui tradicionalmente sua maior base de seguidores. Na Europa a proporção caiu em 19 pontos percentuais, de 95% para 76%. Entre os europeus, a fé cristã responde a 76% (contra 95% no passado), contra 86% dos americanos (que eram representados por 96% em 2010). Juntos, os dois continentes representam 63% da população cristã no mundo, contra 93%em 2010.

O estudo não comparou o cristianismo com outras religiões. Entretanto, comparado com estudos anteriores do próprio instituto Pew, os muçulmanos representam 1,6 bilhões de pessoas (ou 23,4% d população mundial).

Por outro lado, a religião apresentou um crescimento altamente significativo na África sub-saariana, área relativamente pouco habitada por cristãos no início do século XX. Nessa porção do continente africano, que não corresponde aos países locais de origem árabe e sob forte influência do islã, a proporção cresceu de 9% em 1910 para 63% em 2010. Houve também registro significativo de crescimento na da Ásia e do Oceano Pacífico (sem contar o Oriente Médio). Lá, os cristãos subiram de 3% para 7%.

Segundo o Pew Research Center, conclui-se que o cristianismo está mais espalhado pelo mundo, tornado-se uma religião “mais global“ e menos concentrada no Ocidente.

O estudo é baseado em dados oficiais de todos os países, utilizando-se de mais de 2.400 fontes, incluindo censos e pesquises de abrangência nacional representativas. Em alguns países como a China, por exemplo, o Pew levou em conta estatísticas de grupos relacionados a igrejas.

Diversidade
Segundo o Pew, o catolicismo também permanece como a corrente majoritária, com 1,1 bilhão de seguidores. O Brasil é o país com mais católicos: 133,660 milhões, ou 68,6% de sua população. Esse número equivale a 12% dos católicos no mundo. É seguido em números absolutos pelo México (96 milhões), Filipinas (75 milhões), Estados Unidos (74 milhões) e Itália (50 milhões).

Os protestantes chegam a 801 milhões de fiéis. Apesar de suas origens europeias, eles estão mais representados em outros continentes. Os Estados Unidos são o país onde estão mais representados, com 159 milhões de seguidores (51% de sua população e 20% do total no mundo). São seguidos pela Nigéria (59 milhões), China (58 milhões, embora estes representem somente 4,3% de sua população), Brasil (40 milhões, ou 20,8% de sua população, equivalente a 5,1% no mundo) e África do Sul (36 milhões). Só depois aparece um país europeu: o Reino Unido, berço da Igreja Anglicana, com 33 milhões de pessoas.


Distribuição estimada da população de protestantes por país e território em 2010.


Os ortodoxos somam 60 milhões e estão majoritariamente na Rússia (39%) e em outros países do leste europeu e da África. Correspondem a 12% da população cristã. Outras correntes não chegam a 1% da representatividade cristã, incluindo mórmons e Testemunhas de Jeová. No total, somam 28 milhões de pessoas ao redor do mundo.

No total de cristãos, os EUA são o país com maior população (246 milhões, ou 79,5%), com o Brasil em segundo lugar (175 milhões, com 90%).

Outros dados
Os cristãos são a religião majoritária em 158 países. Já a região com menor concentração de cristãos é Oriente Médio, com 4% - região predominantemente muçulmana. Já na Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo, abriga mais cristãos do que vinte países africanos de maioria cristã combinados. Cerca de 90% dos cristãos, ainda segundo o Pew, moram em países onde representam a religião majoritária.


  Palavras-chave: cristãos, cristianismo, protestantes

Enviado por: Johannes Janzen  |  41999 views   

   Postagens relacionadas


   Deixe aqui seu comentário

Nome *:
E-mail *:
  (não será publicado)
Título:
Texto *:
Texto da Imagem *:
  (sem espaços)
 

   Comentários (34)

nao tenhhp
entao nao sei se me ajudar eu falo se nao ajudar e euu errar aiii eu aviso mais parece que eu vou acerta ele falou tudo
!

Enviado por: mylena pereira soares  |  Data: Dom, 19/10/2014 às 17h44   

tuyetujlrei
trvirggggggeiygjrhrijgkfjgihrghjfdgrtjghjtrhght

Enviado por: fjughrj  |  Data: Seg, 22/09/2014 às 13h43   

cristã
ola eu sou uma cristã você e cristão sim ou não a resposta e bem simples você odeia DEUS ou você ama DEUS beijos tchau.

Enviado por: bianca domingos dos santos  |  Data: Sáb, 20/09/2014 às 15h21   

com certeza Deus existe
Foi ateu até o meus 21 anos,tive que passar por alguns situações para acreditar na existência de Deus e sentir sua presença em minha vida, muitos questiona porque ele deixa as coisas má acontecer é consequência do pecado do homem que tem o livre arbítrio para decidir sua ação. Isso é ser misericordioso.

Enviado por: efraim bueno  |  Data: Qua, 20/08/2014 às 10h53   

Por que a proporção de cristãos no mundo caiu?
Naturalmente, a proporcão de cristão caiu, em virtude de que os países onde o cristianismo predominava não tiveram crescimento populacinal proporcional ao crescimento da população mundial. Isto porque o controle de natalidade nos países europeus e na América do Norte começou a muito mais tempo que nos países asiáticos, particularmente China e Índia. Outro dado que a pesquisa omite é referente à invasão sofrida pela Europa e Estados Unidos por populações originárias do islamismo. Evidente que a proporção de cristãos nesses blocos tendem a diminuir com a imigração de povos que praticam outras religiões. A pergunta que faço é: essa omissão na pesquisa foi proposital ou por falha?

Enviado por: Jota Mota  |  Data: Seg, 18/08/2014 às 21h40   

Deus realmente existe
Nada do que existe foi feito do nada ou por acaso porque o acaso não existe.
O raciocínio é simples e a conclusão é lógica:
O Universo e tudo que nele há, inclusive nós foram criados. Então existe um Criador.
Pronto: Deus existe. Não é fácil concluir ?
Que Ele esteja com todos nós.


Enviado por: Carlos Renke  |  Data: Dom, 17/08/2014 às 23h38   

Lamentaçao
Lamento pela perdição da raça humana,por negarem a salvação de Jesus Cristo.

Enviado por: DINIS LOURENCO  |  Data: Qua, 13/08/2014 às 07h30   

Lamentaçao
Lamento pela perdiçao da raça humana,por negarem a salvaçao.

Enviado por: DINIS LOURENCO  |  Data: Qua, 13/08/2014 às 07h28   

ACEITAR A VERDADE.
É BOM QUE AS PESSOAS AO ABRIR A BOCA PRA FALAR PENSE ANTES: DEUS EXISTE,JESUS EXISTE,O ESPIRITO SANTO EXISTE....E VOCÊ EXISTE POR QUER DEUS TI FEZ,AGORA É PRECISO SE CONVERTER PRIMEIRO A JESUS CRISTO...SÓ ATRAVÉS DELE VOCÊ SABER TODA A VERDADE...ISSO TEM QUE SER RÁPIDO PARA ...CORRA PARA OS PÉS DELE JESUS.

Enviado por: ELIZEU VENACIO DA SILVA  |  Data: Dom, 10/08/2014 às 15h26   

Reflecçòes sobre fé em Cristo e ciência
O que se entende por ciência? sabe se que surgiu do conhecimento empírico,que em seus tempos áureos deu respostas a muitas dúvidas, mitos e medos dos viventes daquela época. Trouxe revelações esclarecedoras as quais colaboraram substancialmente para o desenvolvimento industrial e da medicina, a ciência era tida como a tábua de salvaçao. Sua revolução foi de tal maneira que fizera com que o mundo mudasse seus modos vivendi em detrimento á suas fé e crenças.
Cosidera si que isto foi muito favorável ao desenvolvimento humano, uma vez que muitas credices medos, mitos foram destruidos juntamente com os deuses os quais desapareceram.
O cristianismo em algumas correntes foram enfraquecidas de modo que muitas igrejas que hoje existem já não fazem tanta diferença neste mundo.
Mas esta ciência que surgiu como tábua de salvação, hoje percebemos que apesar de toda sua pujança não foi e não é capaz de dar ao ser humano respostas aos seus mais profundos anseios e às questões mais íntimas de suas almas.
O que podemos dizer dos grandes teóricos tais como: Freud, haidegger, Skiner e tantos outros, que colaboraram tanto por meio da ciência, a fim de que podessem dar algum tipo de respostas a este ser-humano, que sempre viveu em grandes conflitos pessoais e interpessoais. Estes homens foram brilhantes e deixaram seus legados ao mundo.
Hoje percebe-se que há um retorno consideravel de pessoas a religião em redor do mundo, isto é fato e ninguém que seja bem informado certamente não irá descordar.
Vejamos o que um dos mais antigos escritos do mundo nos diz. A séculos atrás os Israelitas gurdavam as profecias que diziam a respeito da vinda do Messias(Mashíach)e seus feitos, de fato ele veio e marcou um novo tempo na humanidade, hoje á 2014 anos depois,com todas as revoluções que houveram, suas palavras estão se cumprindo a cada dia nos quatro cantos da terra, tanto na natureza como na vida dos seres humanos, as pessoas que creem e que teem tido esperiências, não uma esperiência
mas várias esperiências por meio da fé,depõem e comprovam por documentos aferidos pela propria ciência.
Ademais a única coisa que poderá dar respostas aos mais profundos ansseios de cada ser-humano é buscar o conhecimento que está na Bíblia e por meio da fé colocá-los em cheque em sua vida no seu dia a dia. Assim como temos a ciência positivista como meio de acreditar em "verdades" porque não usá-la como veículo de experiências comprobatórias a fim que se possa crer em Cristo Jesus O Salvador.

Formado em teologia pelo Instituto Teológico Quadragular
Empresário
Professor em teologia.
Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC

Enviado por: Pr. Ademar Nascimento  |  Data: Sáb, 05/07/2014 às 21h48   

porque muitos não querem crer na biblia?
muitas pessoas por quererem viver uma vida de pecado preferem ignorar a biblia, pois a mesma confronta o seu modo de viver pecaminoso, a propria biblia fala em joão 3.20 "pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras". amem a biblia pois ela tem todo ensinamento que o homem precisa.

Enviado por: antonio mailton alves da silva  |  Data: Sáb, 05/07/2014 às 11h44   

POR QUE SERÁ?
Boa Tarde a todos,tenho 16 anos, cristão, pois creio em Cristo e em seus ensinamentos, pois bem, nasci em um lar protestante, meus avós, pais, tios e primos são em sua maioria presbiterianos natos, eu ao contrário das gerações passadas e atuais da minha família resolvi seguir por uma outra fé, desde muito cedo passei a frequentar reuniões de infanto-juvenis espíritas, desde os meus 7 anos para ser mais preciso, aos dez me decidi completamente pelo Kardecismo, por não encontrar dentro do protestantismo resposta para minhas dúvidas, muito pelo contrario, desde muito novo sempre gostei do conhecimento a cerca de tudo, sabe-se que quanto mais se estuda, mais crítico se torna, sempre gostei de perguntar, de entender, de saber, e por perguntar demais o pastor da igreja que minha mãe freqüentava não gostava muito da minha personalidade, pois muitas vezes até sem querer deixava ele em uma bela "saia justa" com minhas perguntas, e ele dizia somente: "as coisas reveladas cabe ao homem saber, as que não foram deve se manter nesta condição", no espiritismo é completamente diferente, sua base por si só é o estudo e as dúvidas individuais do ser humano, somos abertos as discussões sociais do indivíduo, sempre fui meio esquisito quando o assunto era vida sexual, por um exemplo eu era bonitinho, mais arrumar namorada era um problemão, elas me queriam, mais eu não, aos 12 descobri que era homossexual, minha mãe quase morre depois de uma conversa com o tal pastor, queriam me reprimir, me fazer infeliz, que eu fosse uma personalidade que não era, sabe o que fiz? Parei até de ir na igreja, no espiritismo sim encontrei ajuda e instruções, posso dizer que fui privilegiado por Deus e pela vida ao descobrir a doutrina consoladora, não tenho nada contra os evangélicos, creio que é muito melhor termos um bom evangélico do que um mal espírita, mais que eles são preconceituosos e absurdos são!!!

Enviado por: Vitor Araújo   |  Data: Qui, 29/05/2014 às 16h36   

RECADO AO 'O africano nãoi se cansa de sofrer"
Acredito que vc tenha que estudar mais. Os países cristãos são os mais ricos do mundo. Já os mulçumanos e 'batedores de tambor', como vc quer, estão entre os mais pobre. A África é cristã a pouquíssimos anos. Não tenho dúvidas de que seu futuro daqui a uns 70 anos será outro. Esperemos pra ver.. Nos países onde o cristianismo preponderou, a prosperidade e o humanismo vicejou. Isso não é questão de gosto; é fato!

Enviado por: Lucimária  |  Data: Dom, 16/02/2014 às 12h06   

O africano não cansa de sofre
Na África o tal do cristianismo cresceu demais. Não bastava a exploração do povo africano pelo europeu? Tinha que adotar a religião do europeu também? Ê povo mulher de malandro. Se continuassem "tocando seu tambor" e adorando suas divindades talvez a situação do continente estaria muito melhor. Eu não tenho religião, mas como sou negro, CRISTIANISMO JAMAIS!!!
c

Enviado por: Ninguém  |  Data: Qua, 05/02/2014 às 14h24   

Informação
Fico feliz em saber que os cristãos representam 32% da humanidade. Afinal, considero o evangelho do Cristo como o fundamento da conduta moral, que, a meu ver, corresponde à principal indicação evolutiva do espírito. Adoto a filosofia espírita, que julga a reencarnação como meio absoluto de a alma realizar-se intelectual e moralmente.

Enviado por: Adauto Quirino Silva  |  Data: Ter, 24/12/2013 às 12h22   

vamos divylgar o evangelho no oriente medio logo

Enviado por: isaias bezerra  |  Data: Dom, 17/11/2013 às 16h44   

Ciência? Só serve pra dizer do que eu posso morrer.
O tal de João Paulo, em seu vasto conhecimento, em sua inimaginável inteligência, deixa presumir (pré conceber), que sabe realmente o que significa fé, o que significa ciência, e sabe realmente o que significa religião, posso pressupor que sabe exactamente a origem de cada religião deste planeta (das principais, porque concordo com uma coisa, existem umas que são mesmo uma idiotice e perca de tempo), posso pressupor que sabe com todos os detalhes que quem criou a ciência foi a religião e não o contrário, com isto posso pressupor que ou é um ignorante, ou é um herege, particularmente acredito ser ele um ignorante, pois cai em contradição com o que fala, porque a tal ciência que ele fala já validou e deu ganho de causa a religião Católica e aos cristãos, apenas ele que ainda não fez o dever de casa. Validou a Bíblia e sua inspiração Divina, que Jesus Cristo é mesmo o Filho de Deus encarnado (e não existe esta estorinha do cristo histórico e cristo humano), e que Jesus Cristo realmente existiu, exactamente como na Bíblia se encontra e exactamente como a tradição católica assim o expressa. E que a fé não é algo da imaginação do povo, e de uns poucos que ainda insistem em viver na idade média, mas é real, mensurável, e irrefutável. E quanto a idade média, eu prefiro a idade média que nosso mundo contemporâneo.

Enviado por: Alex Hoffmann  |  Data: Ter, 12/11/2013 às 21h58   

Então quem foi que fez o universo, o homem, as plantas e os animais foi o acaso Joao Paulo ?

Enviado por: Filho de Deus  |  Data: Seg, 21/10/2013 às 16h32   

Resposta: Solicitação de informações
Edinilson de Sousa Matias,

Para obter mais informações basta clicar no link inserido no texto. Ao clicar, você terá acesso à integra do estudo.

Enviado por: Johannes Janzen  |  Data: Ter, 17/09/2013 às 10h43   

....
A questao nao e ser cristao...e vc ter ouvido falar de Jesus....isso e a evidencia de quanto e real......cada um faz a sua escolha como adao a fez


Enviado por: Luciano  |  Data: Ter, 10/09/2013 às 18h20   

Religião: quanto mais diverso melhor
Tenho medo de monopólios religiosos, pois estes tendem a se infiltrar no Estado e transformar o sistema em uma Teocracia.

Toda Teocracia é péssima, pois é intolerante e tendenciosa. Sou contra qualquer vertente religiosa ditando arrogantemente seus "achismos" para a sociedade.

Enviado por: João Paulo II  |  Data: Seg, 03/06/2013 às 15h57   

repudio
do cmentario abaixo assinado por joao paulo seria eu grato a ele se eu fosse filho de um cachorro

Enviado por: jose lopes  |  Data: Dom, 28/04/2013 às 15h45   

Cristianismo
Se o cristianismo é mito igual a qualquer outro, pq não temos teologia para conhecermos o amado deus zeus? qual o onus da prova contra a bíblia? a ja sei a esfacelada teoria documental, que não passa mesmo de teoria e é griatda (gritada mesmo) pela nossas revistinhas de entretenimento semanal, (Vesga, Isto não é, e etc), as descorbetas atuais provam a cronologia e autoria livro por livro da bíblia, os argumentos circulantes de fé são sempre os mesmo, a tentaiva de polarização de ciencia pro um lado e fé pro um outro não passa de artimanha, a tentativa de acusar a biografia de Cristo como um compilado de religiões antigas ja caiu em descrétido faz tempo
e pergunta:
os pais da metodologia cientificam eram ateus? creio que não em sua maioria, e alias sua fé no cristianismo que assegurou o seu desenvolvimento

Enviado por: Claudio  |  Data: Ter, 23/04/2013 às 15h35   

Fé não é Ciência e Nunca Será.
A fé não é ciência, a sua religião Cristã não passa me mito, como todas as outras.
Se a sua fé na sua bíblia for ciência, todas as religiões podem ser cientificas, mas tal fato não é cientifico, estude mais, leia mais sobre antropologia e metodologia científica, e veras que a sua fé não passa de um delírio da sua mente. Ciência é ciência em qualquer lugar do planeta, não só na sua igrejinha!

Enviado por: João Paulo  |  Data: Sáb, 20/04/2013 às 12h55   

RELIGIÃO E FÉ
A RELIGIÃO É POLITEÍSTA E POR ISSO NÃO TEM NADA DE CIENTIFICO. O QUE NÃO ACONTECE COM A fÉ SEGUNDO A BÍBLIA, A FÉ FUNDAMENTADA NA BÍBLIA ELA É ALTAMENTE RACIONAL, E SE É RACIONAL LOGO É CIENTIFICA. A VERDADEIRA CIENCIA É A CONTINUAÇÃO DA FÉ BÍBLICA.

Enviado por: António Rodrigues  |  Data: Sex, 12/04/2013 às 08h22   

Solicitação de informações
Gostaria de saber sobre a fonte destes dados, uma indagação surge que os protestantes subdividem entre tradicionais, moderados e as igrejas criadas no século passado (os neo-pentecostais). Este número de ortodoxos também não bate, pois em 2005 eram quase 300 milhões,além da Rússia possui um número acentuado na Ucrânia, China, Bulgária, Armênia até aí já consta 100 milhões. Muitas igrejas orientais seguem seus próprios ritos e possui vínculo com Roma: a exemplo (os melquitas -igreja majoritária em território palestino) os maronitas - Líbano, Coptas -Egito, Caldeus - Iraque.

Enviado por: Edinilson de Sousa Matias  |  Data: Sex, 29/03/2013 às 21h29   

Solicitação de informações
Gostaria de saber sobre a fonte destes dados, uma indagação surge que os protestantes subdividem entre tradicionais, moderados e as igrejas criadas no século passado (os neo-pentecostais). Este número de ortodoxos também não bate, pois em 2005 eram quase 300 milhões,além da Rússia possui um número acentuado na Ucrânia, China, Bulgária, Armênia até aí já consta 100 milhões. Muitas igrejas orientais seguem seus próprios ritos e possui vínculo com Roma: a exemplo (os melquitas -igreja majoritária em território palestino) os maronitas - Líbano, Coptas -Egito, Caldeus - Iraque.

Enviado por: Edinilson de Sousa Matias  |  Data: Sex, 29/03/2013 às 21h25   

Diferenças
Preciso que todos saibam, minha; nossa Igreja Cristã,está sendo perseguida, quase no mundo inteiro. Tem mais de 300 milhões de Cristãos perseguidos,principalmente na África, na Ásia, em países majorítariamuente Íslâmicos e até Híndus.
Pessoas sendo mortas com tortura , familias sendo totalmente decapitads ,sem piedade ,por apenas serem Cristãos, sendo esmagada, queimados vivos . Se duvida pesquise na internet. Que cada 1 minuto, 5 cristãos sendo mortos, dentre eles catolicos, evangelicos e ortodoxos , por apenas serem cristãos.
PESQUISE ISSO E VEJA O GENÚCIDIO SOFRIDO POR NóS.
SE ACHA QUE SOU DRAMÁTICO, ENTÃO TESTEMUNHE, VEJA NO GOOGLE IMAGENS CRISTãOS SENDO QUIMADOS VIVOS NA ÁFRICA, PELOS MUÇULMANOS E ASSISTAM VIDEOS DO GENERO E ''AJUDE Á IGREJA QUE SOFRE"" EVITE DE CRIANÇAS SEREM CRUELMENTE VIOLENTADAS EM RITUAIS E VEREM SEUE PAIS SEREM DECAPITADS EM SUAS FRENTES.

Enviado por: Jonathan  |  Data: Qui, 17/01/2013 às 08h21   

cristianismo
Cristianismo ja poderia ter desaparecido do mundo atual ha muitos anos, ou até centenas de anos,mas não sumiu;porque?
Porque é santa; ja tentaram com:
nazismo
facismo
comunismo ateísta
outra religioes
Mas não, aguentou;pois é a religiao oficial Dele, ou seja ; de Deus.

Enviado por: marcos limeira santos  |  Data: Qui, 17/01/2013 às 07h56   

dados estatístico dos cristãos no mundo
Não temos dúvida da importância da estatística para estudos e pesquisas várias,mais quando se trata de quantificar os crentes,parece produzir um efeito preocupante não em questões de prespectiva para aumento de crescimento numérico,mais quiestionamento em que quantidade não corresponde a qualidade,o que me faz prescentir que escapa os números com uma sensação de estaca zero.É de fato possível o crescimento numérico de adesão aos seguimentos cristão enquanto cultura,horizontal,linear,sem nescessariamente aderir ao cristianismo que é Entidade Espiritual independente,de fato até nisso Deus pega os sábios em suas próprias astúcias!Cuidado Pastores,Líderes,Apóstolos,Bispos,as almas podem até ser ovelhas como valor análogo,mais não são de maneira nenhuma gados reduzidos a possibilidade quantificaveis numericamente,isso seria o mesmo que se apegar nos efeitos como verdadeiro,e se afastando cada vez mais da Causa,e isto seria errar o alvo denovo.

Enviado por: arcolinofsneto  |  Data: Dom, 25/11/2012 às 09h26   

é bom se crente
eu amo ser crista e seguidora de cristo vamos ganhar o brasil pra jesus

Enviado por: debora vittoria  |  Data: Sex, 16/11/2012 às 09h38   

é uma pena
é uma pena é muito bom ser cristao seguidor de cristo

Enviado por: mikhaelle gomez  |  Data: Sex, 16/11/2012 às 09h33   

Números questionáveis
Esses números são falsos, hj o número de protestante não chega nem a meio bilhão e a tendência é q caia cada vez mais, pq as pessoas estão cada vez mais esclarecidas e não vão acreditar na estória da carochinha.

Enviado por: Alex  |  Data: Sáb, 13/10/2012 às 11h47   

ANALISTA QUALIDADE/protestante
Sp,24/06/2012.

Gostei muito da pesquisa e, fiquei surpreso com o numero absoluto de CRISTÃOS na China,segundo a pesquisa:58 milhões,


VOU acompanhar de perto,outras pesquisas.


Edimir/sp

Enviado por: EDIMIR BALAZSHAZI  |  Data: Dom, 24/06/2012 às 19h34   




   Pesquisar

   Arquivo

   Sobre mim
   Johannes G. Janzen é professor de engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental com ênfase em Fenômenos de transporte e Hidráulica.

   Postagens mais recentes

   Postagens mais vistas

   Comentários recentes

   Palavras-chave

   Twitter

   Facebook

O conteúdo deste website, salvo indicações, é de uso exclusivo da
Sociedade Origem e Destino - Copyright © 2011