Johannes Janzen


  T E R Ç A - F E I R A ,   2 5   D E   S E T E M B R O   D E   2 0 1 2




John Carson Lennox é um matemático e filósofo da ciência. Atualmente é professor de matemática na Universidade de Oxford.

Lennox escreveu um belo artigo no MailOnline como resposta à "nova" teoria de Stephen Hawking que as leis da física explicam como surgiu a vida na Terra.

Obviamente que nem sempre concordo com John Lennox, mas vale a pena ler o seu texto.

------

Não há como negar que Stephen Hawking é intelectualmente corajoso, bem como fisicamente heróico. E em seu último livro, o renomado físico levanta um desafio audacioso para a crença religiosa tradicional na criação divina do universo.

De acordo com Hawking, as leis da física, não a vontade de Deus, fornecem a explicação real de como a vida na Terra surgiu. O Big Bang, ele argumenta, foi a inevitável consequência destas leis "porque há uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar-se do nada."


De acordo com Stephen Hawking, as leis da física, não a vontade de Deus, fornecem a explicação real de como surgiu a vida na Terra


Infelizmente, enquanto o argumento de Hawking está sendo saudado como controverso e inovador, ele dificilmente é novo.

Por anos, outros cientistas já fizeram alegações semelhantes, sustentando que a criatividade impressionante e sofisticada do mundo que nos rodeia pode ser interpretada unicamente com base em leis físicas, tais como a gravidade.

É uma abordagem simplista, mas em nossa era secular é uma abordagem que parece ter ressonância com um público cético.
Mas, como cientista e cristão, eu diria que a afirmação de Hawking é equivocada. Ele nos pede para escolher entre Deus e as leis da física, como se estivessem necessariamente em conflito mútuo.

Mas ao contrário do que afirma Hawking, as leis da física nunca podem fornecer uma explicação completa do universo. Leis em si não criam nada, elas são apenas uma descrição do que acontece sob certas condições.

O que Hawking parece ter feito é confundir lei com agente. Seu chamado para nós escolhermos entre Deus e a física é um pouco similar a alguém exigindo que nós escolhamos entre o engenheiro aeronáutico Sir Frank Whittle e as leis da física para explicar o motor a jato.

Essa é uma confusão de categoria. As leis da física podem explicar como funciona o motor a jato, mas alguém teve de construir a coisa, colocar combustível e iniciá-lo. O jato não poderia ter sido criado sem as leis da física por conta própria - mas a tarefa de desenvolvimento e criação necessitou da genialidade de Whittle como seu agente.

Da mesma forma, as leis da física nunca poderiam ter realmente construído o universo. Algum agente deve ter sido envolvido.

Para usar uma analogia simples, as leis de Isaac Newton acerca do movimento nunca enviaram por si só uma bola de sinuca através de um feltro verde. Isso só pode ser feito por pessoas que usam um taco de sinuca e as ações de seus próprios braços.

O argumento de Hawking me parece ainda mais ilógico quando ele diz que a existência da gravidade significa que a criação do universo foi inevitável. Mas como a gravidade existiu inicialmente? Quem a colocou lá? E qual foi a força criativa por trás de seu nascimento?

Da mesma forma, quando Hawking argumenta, em apoio de sua teoria da criação espontânea, que era apenas necessário o “blue touch paper” ser aceso para "colocar o universo em andamento ', a pergunta deve ser: de onde esse “blue touch paper” veio? E quem acendeu-o, se não Deus?

Grande parte do raciocínio por trás do argumento de Hawking encontra-se na idéia de que existe um conflito profundo entre a ciência e a religião. Mas esta não é uma discórdia que eu reconheço.

Para mim, como um crente cristão, a beleza das leis científicas somente reforça minha fé em uma força inteligente e criativa divina a atuar. Quanto mais eu entendo ciência, mais eu acredito em Deus por causa da minha admiração com a amplitude, sofisticação e integridade de sua criação.

A razão de a ciência florescer tão vigorosamente nos séculos 16 e 17 foi precisamente devido à crença de que as leis da natureza, que estavam sendo descobertas e definidas refletiram a influência de um divino legislador.

Um dos temas fundamentais do Cristianismo é que o universo foi construído de acordo com um projeto racional e inteligente. Longe de estar em desacordo com a ciência, a fé cristã realmente faz sentido científico perfeito.

Alguns anos atrás, o cientista Joseph Needham fez um estudo épico do desenvolvimento tecnológico na China. Ele queria saber por que a China, por todos os seus dons iniciais de inovação, tinha caído tão atrás da Europa no avanço da ciência.

Ele relutantemente chegou à conclusão de que a ciência europeia tinha sido impulsionada pela crença generalizada em uma força racional criativa, conhecida como Deus, que fez todas as leis científicas compreensíveis.

Apesar disso, Hawking, como tantos outros críticos da religião, querem nos fazer crer que nós não somos nada mais que uma coleção aleatória de moléculas, o produto final de um processo irracional.

Isso, se for verdade, minaria a racionalidade de que precisamos para estudar a ciência. Se o cérebro fosse realmente o resultado de um processo não dirigido, então não há razão para acreditar em sua capacidade de nos dizer a verdade.

Vivemos na era da informação. Quando vemos algumas letras do alfabeto soletrando o nosso nome na areia, a nossa resposta imediata é a de reconhecer o trabalho de um agente inteligente. Quanto mais provável, então, é um criador inteligente por trás do DNA humano, o banco de dados colossal biológico que contém nada menos que 3,5 bilhões 'letras'?

É fascinante que Hawking, ao atacar a religião, sente-se compelido a colocar tanta ênfase na teoria do Big Bang. Porque, mesmo que os incrédulos não gostam, o Big Bang se encaixa exatamente com a narrativa cristã da criação.

É por isso que, antes do Big Bang ter se tornado corrente, muitos cientistas estavam ansiosos para rejeitá-lo, pois ele parecia apoiar a história da Bíblia. Alguns agarraram-se na visão de Aristóteles do "universo eterno" sem início ou fim, mas esta teoria, e variantes posteriores do mesmo, estão agora profundamente desacreditadas.

Mas o apoio para a existência de Deus se move muito além da esfera da ciência. Dentro da fé cristã, há também a poderosa evidência de que Deus se revelou à humanidade através de Jesus Cristo há dois milênios. Isso está bem documentado não apenas nas Escrituras e outros testemunhos, mas também em uma riqueza de achados arqueológicos.

Além disso, as experiências religiosas de milhões de crentes não podem levianamente serem rejeitadas. Eu e minha família podemos testemunhar a influência edificante que a fé teve em nossas vidas, algo que desafia a idéia de que somos nada mais do que um conjunto aleatório de moléculas.

Assim como forte é a realidade óbvia de que somos seres morais, capazes de compreender a diferença entre o certo e o errado. Não há rota científica para tal ética.

A física não pode inspirar a nossa preocupação com os outros, ou o espírito de altruísmo que existe nas sociedades humanas desde a aurora dos tempos.

A existência de um conjunto comum de valores morais aponta para a existência de uma força transcendente além das meras leis científicas. De fato, a mensagem do ateísmo tem sempre sido curiosamente deprimente, retratando-nos como criaturas egoístas dobradas em nada mais do que a sobrevivência e auto-satisfação.

Hawking também pensa que a existência potencial de outras formas de vida no universo mina a convicção religiosa tradicional que estamos vivendo em um planeta único criado por Deus. Mas não há nenhuma prova de que outras formas de vida estão lá fora, e Hawking certamente não apresenta qualquer.

Eu sempre me divirto que os ateus muitas vezes argumentam a favor da existência de inteligência extra-terrestre fora da Terra. No entanto, eles estão muito ansiosos para denunciar a possibilidade de que já temos um vasto e inteligente ser lá fora: Deus.

A nova saraivada de Hawking não pode abalar os alicerces de uma fé que se baseia em evidências.

-----

Tradução: Johannes Janzen (www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/)


  Palavras-chave: Stephen Hawking, criação, leis, física, John Lennox

Enviado por: Johannes Janzen  |  45978 views   

   Postagens relacionadas


   Deixe aqui seu comentário

Nome *:
E-mail *:
  (não será publicado)
Título:
Texto *:
Texto da Imagem *:
  (sem espaços)
 

   Comentários (56)

A teoria heliocentrica "criada" por Copérnico que nem cientista era, e a mágica chamada gravidade, veio para sustentar toda esse mentira. Criacionismo só é completo com a terra plana segundo Gênesis 1
Me desculpem!
O link certo do comentário anterior é este:
https://youtu.be/_ejUxwPqnWY

Fiquem na paz e Deus abençoe!

Enviado por: Rogério  |  Data: Sex, 03/03/2017 às 16h30   

A teoria heliocentrica "criada" por Copérnico que nem cientista era, e a mágica chamada gravidade, veio para sustentar toda esse mentira. Criacionismo só é completo com a terra plana segundo Gênesis 1
Estas pessoass que sustentam e teoria dá evolução vinda do acaso são pessoas envolvidas com o ocultismo, pessoas instruídas pelos principados e potestades.
E não é de hoje, por exemplo Copérnico não era cientista, mas sim formado em direitos canônicos e jesuíta. Os jesuítas para quem não sabe são ocultista. Basta fazer uma busca no Google.
Isaac Newton que descobriu a suposta gravidade era maçom, e por aí vai...
Todos adoradores do deus sol, e nada mais conveniente que trazer o sol como centro do universo, e assim foi o que aconteceu. E hoje indiretamente adoradoramos o sol indiretamente. Assim fazendo do heliocentrismo uma religião.
Mas com a terra plana segundo Gênesis tudo Isso cai por terra. Gênesis foi inscrito por inspiração divina, e lá é descrito a terra apenas com dois luminares com o firmamento ou expansão separando água em cima do firmamento e a baixo do firmamento. Veja mais detalhes neste link abaixo: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=%23&ved=0ahUKEwjcxsCLg7vSAhVFjZAKHcTBCBcQxa8BCBowAA&usg=AFQjCNF1sHlk2z9QIx28jtvfnGP_UlkifA

Criacionismo só é completo com a terra plana criada pelo Criador (Deus de Abrão, Isaque e Jacó), pois "Ele é o que está assentado em seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para nela morar." Isaías 40:22 Bíblia King James Atualizada


Enviado por: Rogério  |  Data: Sex, 03/03/2017 às 16h16   

O problema de hoje é que estão impondo o Ceticismo
Ao contrário do que os céticos alegam, atualmente a sociedade está mais sendo vítima de uma imposição de ceticismo do que de crença, o próprio "domínio" nas instituições de ensino por "explicações" materialistas para o mundo, por mais absurdas e irracionais que sejam, são as que permeiam todas as nossas instituições e mídias, se não pode-se impor a crença, muito menos a descrença deve ser imposta.

Enviado por: Leandro Lacerda  |  Data: Seg, 27/02/2017 às 16h31   

Guerra sem fim
Bom, não creio que a existência de deus possa ser provada, tampouco refutada, acredite quem quiser. O problema começa quando as pessoas impõem suas crenças sobre os demais. A diferença entre a Inquisição e o Daesh são as armas de fogo ao invés de espadas e flechas. Não creio que Hawkins esteja errado, ele está trabalhando com as provas concretas que ele tem. Tem pessoas que dizem sentir deus, quem sou eu pra dizer que não, eu não sinto. O erro tá na intromissão tanto dos crentes na vida dos ateístas e agnósticos quanto do caso oposto.

É uma discussão sem fim entre fato e psique. Eu fico com a ciência, mas não me oponho a quem prefira a deus, desde que o bem comum seja atingido e que cada um esteja no seu quadrado.

Enviado por: Raz  |  Data: Sáb, 11/02/2017 às 10h49   

Stephen está ficando velho e sente-se vazio pela lacuna que nunca pode preencher com Deus na própria vida. Mas isso é só minha psicologia não graduada.

Enviado por: Bruna Melina  |  Data: Dom, 09/10/2016 às 20h40   

Deus real, absoluto, perfeito.
Quando mais estudaduamais chega se a conclusão do quanto somos dependentes de um Deus infinito e grandioso.Assim como lenoxx , muitos cristãos vivem a presença real de Deus, e sabemos que o maisque o mais impressionante é que a vida que vem de Deus é latente e que Hawing, ao olhar para si e para sua vida, verá o quanto Deus já fez por ele e ele ainda insiste em dizer que DEUS NÃO EXISTE, E COMO O PRÓPRIO LENOXX E MESMO PESSOAS SIMPLES ARGUMENTAM E MAIS VIVEM A Existência tão maravilhosa e infinita de Deus. Agradeço todos os dias as bênçãos deste Deus grandioso que em seu filho nos revelou e realizou tão grande amor de salvação, e infinitas bênçãos e milagres, que se realizam sempre. Deus é bom e fiel. Hebreus 10:38.


Enviado por: sandra a de lima   |  Data: Dom, 28/08/2016 às 05h10   

NOVIDADES
Assim como as outras postagens deste site, esta também é muito interessante, mas o que estou buscando é como tudo isto acontece, a sequência de acontecimentos de início e fim, um passo a passo, para entender os acontecimentos Celestes. Procurei em vários blogs e sites e postagens e até o momento só identifique um que tenha esta linha de raciocínio, mas o autor que se diz um autodidata, só disponibilizará suas teorias em seu livro que chama de Orbe Teorum-A Mecânica Cósmica descrita como jamais vista, e que ainda não lançou. Bom, acho que valerá a pena, pois até o momento o que achei são apenas repetições.

Enviado por: Nilion Cesar  |  Data: Qua, 24/08/2016 às 22h57   

Porque não aceitamos a verdade.
Como os seres humanos querem explicar um Deus que é trino, Pai, filho e espirito, onisciente, onipresente e onipotente. Que tem uma ciência e uma matemática que é contraria a nossa, que escolhe as coisas loucas desse mundo para confundir as sabias, ás coisas que não são para confundir ás que são. Davi tem uma revelação de Deus, Mas ao fim ele percebe que a ciência de Deus está muito acima da nossa nunca conseguiremos alcança-la e se alcançássemos ele não seria Deus. Porque Deus é um ser que deve estar acima de nós. leia (Salmo 139) SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Esse é Deus, nunca conseguirão provar isso oque ás pessoas não querem é se converter e deixar a pratica do pecado quer é adquirir conhecimento para dar desculpas ás suas mazelas e pecados. Dizendo ser sábios tornam-se loucos.



Enviado por: Marcos  |  Data: Sex, 01/07/2016 às 11h37   

DEUS
Acho engraçado estes cientistas que batem o pé dizendo que não creem em Deus, mas não tiram o nome dele da boca, ou a todo custo querem provar que ele não existe, ou não criou nada etc.Hawking é um grande cienista, uma mente brilhante, mas infelizmente está pegando o caminho de tantos outros, com sua eterna implicÂnci contra o tema religiões e Deus. Seria muito bom se ele usasse mais os belos neurônios para fazer coisas úteis pela humanidade, e parasse de ser ignorante!

Enviado por: Maria Lima  |  Data: Qui, 23/06/2016 às 21h28   

Universo Físico e Matemático
Tudo que a ciência provou, até hoje, é que vivemos em uma dimensão física e matemática (sendo disciplinas complementares) e que estas estão totalmente baseadas na lógica.
A única forma de estudar a natureza de algum fenômeno é identificando seus padrões lógicos, através de sua reprodução.
Bem, se a base do universo segue uma lógica e devido a exatamente isso podemos estudar os padrões de funcionamento e documentar nossas teorias, a lógica, racionalmente, precede toda existência. Pois antes mesmo de existir a primeira minúscula estrutura universal, ela deveria estar organizada por uma lógica, ou seja, a lógica é uma lei absoluta do universo e portanto veio de onde? Do acaso?

Enviado por: Gabriel  |  Data: Seg, 02/05/2016 às 23h47   

Cientista e Ateus Acreditam em Deus
Não sei porque as pessoas contestam os Cientista pois eles acreditam em Deus,só que de outra forma, veja o exemplo: 1- Por coincidência 2- Por Acaso 3- Por Sorte E os Cristãos: 1-No Pai 2-No Filho 3-No Espirito Santo E para melhorar mais, se um Ateu peguntar para o Cristão quem criou Deus,ele vai responder:NADA criou Deus. E se um Cristão perguntar para um Ateu Como surgiu o Universo ele vai responder:DO NADA. Portanto como vocês pode observar; NADA Criou Deus e o Universo veio do NADA,vejam que dois NADAM juntos. Feliz Natal e Prospero ano Novo.

Enviado por: Rubens   |  Data: Dom, 24/04/2016 às 15h03   

medo
Pq a sua religião é certa e a do próximo ñ é???
Será que é pq o ser humano precisa de um ser superior???
Será que acreditamos em algo devido a nossa cultura???
E Hawking era "panteista" um pouco diferente do ateu!!!!


Enviado por: rafaelco_  |  Data: Dom, 24/04/2016 às 02h55   

O óbvio está na sua frente, veja.
Deus existe, é fácil saber disso. Existem muitas situações q a ciência não consegue e nunca irá conseguir explicar, como o milagre da santa no manto mexicano, entre outros vários. Talvez a doença de Steve o tenha feito pensar assim, não devemos julga-lo. Outro ponto importante é que caso se descubra vida extraterrestre, Deus deverá ser ainda mais lembrando e adorado. Sua criação é ainda maior do que pensávamos.

Enviado por: Sérgio.   |  Data: Qui, 14/04/2016 às 22h12   

ALGUMENTO John Lennox diz: "Como cientista estou certo e Stephen Hawking está errado. Você não pode explicar o universo sem Deus".
SOU UM CIENTISTA DECONHECIDO MATEMATICO ANGOLANO FAÇO O MEU PRIMEIRO ANO EM MATEMATE NO CUANZA NORTE.
BEM COM TODO RESPECTO A UMA INFINIDADE DO NOSSO PENSSAMENTO QUE APRTIR DA INCERTEZA NOS LIMETA >BEM FILOSOFICAMENTE DIZENDO ELE ALGUMENTOU MAS NAO SE SABE SE FOI UMA DECLARARAÇAO OU AFIRMAÇAO
EM TEMPÓS ISTIVE A PENSSAR O SEGUINTE>QUE EXISTEM TRES LEIS UNIVERSAIS >BASECA OU FUNDAMENTAIS,COMPLEXAS E AS HIPERCOMPLEXAS>
DENTRO DE CADA UMA DESTAS LEIS ENCONTRAM OUTRAS LEIS.
NOS TEMOS O DOMINIO DAS LEIS BASECAS OU FUNDAMENTAIS E DENTRO DESTA LEI ENCONTRAM SE AS LEIS QUE CONHECEMOS ATUALMENTE COMO A LEI DA GRAVITAÇAO UNIVERSAL AS LEIS PLANETARIA ETC...E AS OUTRAS QUE SERAO DESCOBERTA.

Enviado por: VENCESLAU BUBA  |  Data: Sex, 04/03/2016 às 07h53   

Origens
Quando se fala da origem das coisas ou remete-se a um Deus ou a uma lei da física( as leis da física) e sua pretensão de criar uma fórmula do tudo. Interessante como sempre caímos no uno, somos todos cristãos mesmos não querendo ser. Já passou do tempo de olharmos o mundo por diferentes perspectivas, uma visão pluralistas da natureza, do mundo, do universo ou dos multiversos. Tudo é muito mais rico, mais lindo e divino que apenas um Deus; tudo é muito mais profundo,espantoso, complexo que apenas um cálculo matemático, uma lei ou uma teoria de tudo.

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

Enviado por: Julio Libania  |  Data: Qua, 24/02/2016 às 13h00   

Deuses
Quando se fala da origem das coisas, ou remete a um Deus ou a uma lei da física, as leias da física e sua pretensão de criar uma fórmula do tudo. Interessante, como sempre caímos no uno, somos todos cristãos mesmos não querendo ser. Já pensou do tempo de olharmos o mundo por diferentes perspectivas, uma visão pluralistas da natureza, do mundo, do universo ou dos multiversos. Tudo é muito mais rico, mais lindo e divino que apenas um Deus( Cristão); tudo é muito mais profundo,espantoso, complexo que apenas um cálculo matemático, uma lei ou uma teoria de tudo.

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

Enviado por: Julio Libania  |  Data: Qua, 24/02/2016 às 12h54   

Re: Balelas de crente
Se eu não fosse um ser caído - Gênesis 3: retrata a relutância do homem em se esconder de um Deus, em conjunto com sua teomania, seu ego, seu próprio umbigo e inconfundível sabedoria, responsável por todos os feitos humanistas na história - não estivesse no contexto bíblico, vivendo apenas uma vida linear como ser racional e moral, fruto de uma criação e expansão universal por um agente já eternamente existido na qual não tem quaisquer características de um Deus Vivo, a fonte do Amor, um Deus Filho, então me pergunto, qual a razão para este agente não se expor? Qual a razão de não conseguirmos explicar tal fato de que um ser regente que criou todas as leis que conhecemos e que não conhecemos ainda, não conseguir ser explicado?

Sintetizando a pergunta, Se o Deus Vivo não existe, porque há tantas dificuldades em provar o início de tudo, e provar a existência de um agente criador, apenas?

Logo, se neste mesmo raciocínio de um ser não-caído, este mesmo agente não se expor, então qual a razão de estarmos nos perguntando e querendo saber a existência de tudo? Porque tal agente criador nos deu tamanha racionalidade para questionar e contrariar suas leis lineares e naturais?

Porque há tanta vontade em se agarrar nesta vida linear se não há explicação para ela? Porque há tanto medo da morte sabendo que ela define o meu fim, e na mesma sentença, porque quero tanto a imortalidade e a extensão da vida? Porque não podemos ir para o leito de morte e aguardar naturalmente a chegada dela sem nos debater?

Ok, e posso perguntar então - Qual a finalidade de um ser racional, para se não debater sobre estes processos? - Mas, se somos seres racionais fora do contexto bíblico e perfeitamente átomos aleatórios, sem qualquer conexão com a queda descrita em Gênesis, ou melhor, qualquer conexão bíblica, porque ainda quero saber sobre minha existência e para que existe estes controles morais em que vivo?

Então se não há qualquer sabedoria, logo este mesmo agente eterno, que não possui amor nem participou história como parte de si, então este falhou em nos criar.

Agora se há uma outra bíblia, um outro Deus caraterístico, uma outra "cultura" que contextualize este agente criador, na qual desafie os 20 séculos de martírio, que contrariam forças politicas, religiosas e econômicas e incomodam as maiores mentes céticas e incrédulas que já existiu, e mesmo assim ainda permanece firme, sem qualquer outra versão que a suplante, que a "cultura", ou a "mentira" da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo e a sombra que esta produziu antes (Gênesis 3:15), no momento, e produz ainda hoje,então eu não tenho conhecimento algum.

Enviado por: Um mendigo por ai  |  Data: Seg, 28/12/2015 às 02h34   

Stephen Hawking superestimado
É uma pena como a maioria aqui não tem senso crítico, endeusam seres humanos que são apenas reles mortais como qualquer um de nós. Esse Stephen Hawking não sabe nada, nada de proveitoso para a vida de qualquer um de nós. Deixem de ser bestas. Não fiquem endeusando uma pessoa, como se o que ela achasse ou o que ela pensasse fosse a palavra final, fosse uma verdade absoluta. Isso é ser burro no mais alto grau. Saibam que Stephen Hawking não é nada para muitos, não é tão respeitado assim. Ele é superestimado. Apenas é conhecido povão, pois tem espaço na grande mídia. Não tenho dúvidas que há cientistas mais sábios e sérios que ele e não são superestimados devido a não terem essa projeção na mídia. Tenham senso crítico. Como é que são capazes de aceitar tudo o que um homem patético confinado a uma cadeira de rodas diz como sendo a palavra final. Ele pode falar que não crê em Deus, mas isso é apenas uma opinião dele. Sua ciência não é isenta de suas paixões, fiquem avisados. Ele é apenas de carne e osso como qualquer um de nós. É apenas um cérebro imperfeito, com conexões cerebrais imperfeitas, com seus neurônios feitos do mesmo material que o nosso. Burrice é pensar: "oh, Stephen Hawking disse que Deus não existe, então isso é verdade absoluta!". Quanta bobagem!

Enviado por: Lúcia Almeida  |  Data: Sex, 27/11/2015 às 16h12   

Balelas de crente
Fé até terrorista tem, então ela sozinha não serve de prova para coisa nenhuma.

O argumento de Kalam é aquele que diz que tudo tem uma causa, não é mesmo?
ok!
O Deus, criador de tudo, não teve uma causa e sempre existiu, correto?

Então me diga, por que aquilo que existia antes do Universo, aquilo que expandiu para criar tudo o que conhecemos, não poderia ter sempre existido também?

A diferença é que você quer colocar nisso uma personalidade, uma consciência, um nome, uma história e... um filho.

Que houve uma causa inicial para o universo está claro.
Existia um algo, alguma coisa.
Todas as evidências da ciência atualmente apontam para isso.

O argumento de Kalam é usado pelos crentes para nos distrair de duas coisas:

PRIMEIRO, nos distrair da pergunta correta a ser feita nesse caso, que é "O que te faz saber que você acha que essa causa inicial precisa ser um Deus?".

Um ser complexo, com personalidade, consciência, história, filho, criação, todo poderoso, que até ama, é para você mais provável do que algo sem essas características?

Realmente adoraria ouvir a sua explicação dos motivos para crer nisso.

A ciência moderna tem várias teorias sobre o que havia no início, e qualquer cientista riria se algum deles dissesse ter certeza do que era aquilo.
Imagine dizer que aquilo tinha essas características tão, digamos, humanas.

Ninguém sabe ainda, e talvez jamais saibamos como tudo ocorreu.

O que a gente não pode fazer é ficar pagando o mico de dizer que sabe, que era um ser complexo que tudo fez.

E sabe por que?
Por que não há nada que aponte para isso.

O que o ateu mostra com certeza é que o Deus, que o crente diz existir, não existe!
Se existisse teríamos indícios, evidências, provas, fatos, e não existiriam mais dúvidas.
Ele é apenas mais um ser fictício como tantos outros milhares que já existiram em outras culturas.
Claro que este deve ser um dos mais lucrativos, já que o número de fieis é bem grande.

SEGUNDO, que o ônus da prova da existência de um deus é do crente, e não do ateu.
Seria ilógico tentar provar que uma coisa que não existe, não existe.
Isso já foi exaustivamente explicado, mas mesmo os filósofos crentes preferem ignorar essa exigência da lógica na hora de falar de Deus.

Enviado por: Ingersoll  |  Data: Sáb, 07/11/2015 às 02h37   

Vão estudar pessoal
Desprendam_se desses mistissismos, e lavem a boca para falar do maior físico e cientista de todos os tempos... Puta merda, vai acreditar no saci perere, é melhor pq pelo menos ele não enche a mente de vcs de tanta merda como deuses e religiões... Estudem pessoal, por isso q o Brasil esta uma bosta.

Enviado por: Júnior elison  |  Data: Qui, 05/11/2015 às 16h22   

Novo Testamento, juntamente com as primeiras evidências externas dos escritores cristãos do segundo e terceiro século, os autores são Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Tiago, Pedro e Judas. Mateus, João e Pedro estavam entre os doze seguidores mais próximos de Jesus

Enviado por: rafael marcos garcia  |  Data: Sex, 23/10/2015 às 15h55   

Deus, o criador de tudo que existe.
Stephen Hawking é ateu, por isso exclui Deus de seus pensamentos científicos, isso mesmo, pensamentos científicos. Porque falar em teorias é fácil, Difícil é provar alguma coisa, por exemplo, provar que "ETS" existem.
É lógico que Deus existe, agora saber quem o criou é impossível alguém ter essa resposta, até porque Deus não foi criado, ele sempre existiu, por isso ele é Deus. Eu acredito na teoria do "BIG BANG" da seguinte forma foi Deus quem ocasionou a explosão daí, então, deu origem ao Universo. A bíblia explica a criação em metáfora, ou seja, nem todo mundo compreende.Porque Stephen Hawking está errado? simples, se ele disse que o Universo surgiu do nada como explicar tudo o que fazemos para depois chegarmos ao esperado.Por exemplo, para fazer um suco de laranja em uma centrífuga alguém tem que descascar as laranjas e acionar o botão.Ou seja, qualquer coisa pra acontecer antes de acontecer algo foi feito.Feliz do homem que acredita em Deus, pois nunca morrerá sempre viverá. (NADA SURGE DO NADA).

Enviado por: Vonaldo Rocha da Silva  |  Data: Seg, 05/10/2015 às 16h43   

Ulysses Lorenzetti
Caro Ulysses Lorenzetti,por favor, entre em contato comigo. theinliner@hotmail.com acho que irá gostar de falar com alguém que pensa igual a você. Estou no aguardo. Henrique.

Enviado por: Henrique  |  Data: Qua, 16/09/2015 às 03h07   

A ESSÊNCIA DE DEUS
A ESSÊNCIA DE DEUS
A título de curiosidade, tem o desejo de aprender mais sobre a natureza de Deus?
A essência de Deus é composta de Energias, ocupando todo o espaço do universo.Todas as fontes de energia estão sob o controle disciplinar da inteligência com um nível mais alto em uma escala de perfeição e conhecimento. Executa movimentos em perfeita harmonia e equilíbrio no espaço e no tempo, as estruturas dos átomos com suas dimensões infinitesimais, e até que todas as galáxias que compõem o cosmos. Situado na sua estrutura, há um grau de elevação e pureza Sentimento de amor à justiça e misericórdia, permite a nossas vidas.
Qual é a sua "opinião" sobre esse personagem, conhecido por todos, mas sua composição física é raramente comentado entre os religiosos?
Aguardo a sua resposta, se você realmente acreditar nele. O texto escrito por Ulysses Lorenzetti, pesquisador brasileiro


Enviado por: ULYSSES LORENZETI  |  Data: Ter, 15/09/2015 às 16h46   

“the essence of god
“THE ESSENCE OF GOD”
Out of curiosity have the desire to know about the "essence" of God?
The essence of God is made up of "energy", occupying the entire physical space of the Universe.
All (energy) are under the disciplinary control of (intelligence), with the highest level on a scale of perfection and knowledge of the values, (performing movements) in perfect harmony and balance, in time and space, the structure of atom with their infinitesimal dimensions, until all the galaxies that make up the Cosmos
Embedded in its structure, there is a degree of LOVE feeling of purity, consisting of Compassion, Justice and Mercy, allows for our lives.
What is your "opinion" about this character, known to all, but its composition is rarely spoken among the laity and religious?
I await your response, if you "really" believe him.
The text of the narrative was written by "Ulysses Lorenzetti," a Brazilian researcher


Enviado por: ulysses lorenzetti  |  Data: Ter, 15/09/2015 às 16h43   

Quem teria criado Deus?
Supondo, como defendem os cristãos, que de fato exista um deus responsável pela criação do Universo, vem a pergunta: quem teria criado esse deus? Baseando-se na história da espécie humana, é muito mais lógica a afirmação de Voltaire, segundo a qual "se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo". E foi exatamente o que aconteceu quando o Homem adquiriu consciência e, como hoje, passou a se perguntar a respeito da sua origem. Como acontece com as crianças que ainda não são capazes de entender os fenômenos naturais, só se lhe restava uma resposta, autoritária e semelhante a seus pais: Deus.

Enviado por: Sidney  |  Data: Dom, 13/09/2015 às 09h20   

o big bang
como um atomo pode ser criado sozinho , stephen hawking falo q o universo foi criado por um buraco negro como fosse uma estrela morta . ta mas como q tipo de atomo foi esse quem crio isso , como um atomo teve energia sozinho . e se deus n existisse n teria regra no mundo n teria sentido nada agente n teria proposito no mundo .


Enviado por: lucas  |  Data: Seg, 31/08/2015 às 01h25   

"Deus não se revela fisicamente ao humanos por amor"
O homen não pode esperar ver Deus para que acredite em um criador, não é que não podemos ver a Deus com os nossos olhos fisicos, na verdade podemos mas o problema é que não estaremos vivo para contar o que vimos, pos a biblia diz que homen algum pode ver a Deus e continuar vivo. No entanto o universo visivel com suas leis revelam o poder e a sabedoria de Deus e somos os unicos seres criados para o contemplar, portanto a ciencia sem Deus perde o sentido.

Enviado por: Anonimo  |  Data: Sáb, 15/08/2015 às 12h53   

ESTADO LAICO, FÍSICA TAMBÉM , senãofvira conto da carochinha
ok ok ok, então prove deus segundo descartes,ah, aproveita e prove gnomos também

Enviado por: aparecidoal  |  Data: Qua, 12/08/2015 às 10h45   

Tem mais...
Quase tudo uq os cientistas falam a respeito do universo é tudo mentira ou suposições como, por exemplo:
Os pontos luminosos no céu à noite ñ são estrelas, como eles dizem, mas sim, galáxias distantes q são formadas por bilhões de estrelas.
PENSE: o sol é a estrela mais próxima de nós e está a uma distância de ou - 150 milhões de kilômetros. Ele tem um diâmetro de aproximadamente 1.2 milhão de kilômetros mas daqui da terra, ele parece uma bolinha de 5 centímetros no céu. A segunda estrela mais próxima de nós é a Alfa centauro q está a 4 anos-luz de nós (mais de 40 trilhões de kilômetros de distância). A essa distância, ñ podemos vê-la a olho nu. Agora imagine os outros bilhões de estrelas q ficam a mais de 10 mil anos-luz de nós? Podemos vé-las a olho nu? Claro q ñ!!!

Enviado por: DEUS ME AMA  |  Data: Qua, 29/07/2015 às 19h41   

Deus é o maior dos gênios da ciencia pois foi ele quem a criou e permitiu q o homem a aprendesse
PAREM TODOS PQ EU CALO A MTOS.
Esse tal Hawking, parece ñ dá valor à sua fama de cientista ao afirmar q as coisas se criam do nada. Bom, nada pode surgir do nada pq ñ há nada ali para existir e neste caso, a única coisa q existe ali é um espaço vazio. Eu adoraria debater com ele a respeito de ciência e religião, de evolução e criação e de Deus. Nunca houve o big bang pq ñ existem estrelas com 2 bilhões de anos-luz de diâmetro exatamente necessários para ter ejetado após explosão, matéria suficiente para formar o universo o qual nenhum cientista o conhece por completo.

Enviado por: DEUS ME AMA  |  Data: Qua, 29/07/2015 às 18h51   

Simplesmente existia
Então alguém criou Deus, outro Deus, e assim um 3 Deus crio ele. Acho mais logico que essa matéria simplesmente existia, sem universo como "conhecemos", sem vida, e a partir do Big Bang a vida e o universo começaram.

Enviado por: Ariel  |  Data: Ter, 07/07/2015 às 10h05   

Cada macaco no seu galho
O fato de alguém ser cientista não o qualifica para falar sobre qualquer área da ciência. Ninguém sabe tudo sobre tudo. Se esse Sr. Lennox acha que não se explica o universo sem Deus, Hawking explicou de maneira coerente, consistente e convincente. Hawking é uma das maiores mentes da atualidade e é do ramo, fala daquilo que conhece e entende. Esse tal Sr. Lennox é matemático e filósofo. Eu prefiro acreditar em quem tem competência no assunto. Stephen Hawking é mundialmente conhecido e reconhecido. Qualquer pessoa com um mínimo de instrução de qualquer lugar do mundo sabe quem é Stephen Hawking. Agora, quem é esse Sr. Lennox? Alguém conhece? O que ele já fez pela ciência e pela humanidade? Onde estão seus trabalhos?
É nesta hora que pessoas sensatas sabem em quem devem acreditar.

Enviado por: Marllow  |  Data: Qui, 25/06/2015 às 20h59   

Fé e ciencia são a mesma coisa.
Imannuel Kant,alemão,considerado o ultimo grande filosofo da era moderna disse que"AINDA QUE OS RAMOS DO CONHECIMENTO EVOLUAM AO MAIS ALTO GRAU,COISA ALGUMA SUBSTITUIRÁ A BIBLIA,BASE DE TODA EDUCAÇÃO E TODA CULTURA" Nesta mesma biblia diz que a ciencia é de Deus, tanto que Eistein ja dizia," "quando abro a porta de uma nova descoberta,Deus ja está la dentro" portanto o homem não faz a ciência,ele so a usa para descobrir o que ja foi criado pelo autor do universo. Parabens ao professor Lennox.

Enviado por: Oséias Gulart  |  Data: Dom, 10/05/2015 às 01h49   

Deus nao estar morto!
A relação entre o homem a ciência e a religião é algo que muitos não entendem , os filósofos mas aprofundados na filosofia ,assim como Hawking afirma que: "porque há uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar-se do nada.", essa foi uma conclusão que Hawking chegou e claro Ele foi um genio na filosofia , mas a bíblia relata que: "no principio criou Deus o céu e a terra" (Genésis 1:1).. No contexto de John Lennox : "Você não pode explicar o universo sem Deus". Ele afirma e eu concordo ! !e eu afirmo que 'Se Deus não existe então TUDO é permitido' . Então tanto pro ateísmo como pro teísmo tem o direito de responder a mesma pergunta " Se o Universo criou você ' então quem criou o universo ? Ou entao Quem criou Deus ? Sabe, é como os dois tivessem o peso de responder a mesma pergunta...

Enviado por: janilson  |  Data: Sex, 24/04/2015 às 11h02   

sandices
E logico que estamos muito longe de descobrir a explicação definitiva sobre a criação DD tudo e talvez nem a descubramos antes da extinção de nossa espécie. Mas um fato e claro. Ninguém que investigue esse tema pode vir a ter um opinião totalmente formada sobre algo.
Esse senhor q escrever esse texto de diz cientista???? Sandices !!!
Não entende nosso sentimento de altruísmo e autoprrservacao??? Kkkkk ai que não e um cientista mesmo!
Quer explicar o pareamento de bases do DNA humano com uma metáfora sobre escrituras na areia???
Diz que um avião voa porque alguem o inventou??? E que isso precede as leis que o poe voando no ar???
Não fosse por isso as nuvens nao deveriam voar só porque a gente não sabe o nome do inventor delas....

Enviado por: Tiago crisostomo   |  Data: Qui, 02/04/2015 às 15h04   

Deus não existe
Deus não existe, se existe que se apresente agora, não se apresentou, que pena

Enviado por: Não sou Deus  |  Data: Sex, 27/02/2015 às 01h41   

A mágoa de Hawking com Deus, por conta de seu estado físico, influencia sobremaneira o direcionamento de sua teorias. Belíssimo texto, principalmente por seus argumentos, Deus é o verbo e tudo se fez a partir dele.

Enviado por: STEFANO VENUTO BARBOSA  |  Data: Ter, 27/01/2015 às 08h08   

Delírios...!
Deficiência não significa inteligência.
A frase de Hawking:
"... o universo pode e irá criar-se do nada."

É totalmente ilógica, irracional, insensata, incoerente, nonsense, pois do nada não pode advir algo, pois nem existe!... ainda mais Leis Universais! que exigem ordem, intenção, direção, controle, inteligência.



Enviado por: cicero r. p.  |  Data: Sex, 23/01/2015 às 20h55   

uita gente perguntando quem criou Deus, mas essa é a pergunta mais óbvia que existe: Deus se encaixa perfeitamente na teoria de Aristóteles: ele sempre existiu e sempre vai existir, o prolema dessa afirmação é que o cérebro humano não tem como medir algo que seja infinito e então, arranja uma desculpa qualquer pra classificar e nomear, como representações e símbolos matemáticos, mas e si, o infinito é incompreensível, nunca alguém vai compreender algo que nunca teve um começo, mas se pensar bem... o que existia antes o big bang? e antes disso? e antes? e antes?...

Enviado por: Fragata  |  Data: Qua, 21/01/2015 às 14h58   

Deus
Deus Não precisa ter um inicio, eles esta fora do plano de nosso universo, aliás, ele esta fora de todos os planos e 'multiversos' descritos por Hawking, Deus criou todas as leis que regem perfeitamente o universo, então, o mesmo não se encaixa nessas leis, como a lei do tempo por exemplo...

Agora lhes pergunto, é mais difícil acreditar em uma força consciente ( DEUS cujo é impossível imaginá-lo devido nosso limite cognitivo) ou acreditar que o universo se alto criou?? afinal isso contraria a própria lei da ciência de que tudo deve ter uma 'criação', pois algo se alto criar é um absurdo, pois para algo se alto criar, teria primeiro que já existir para se criar, o que se torna um paradoxo. Porem Deus, como Descrito na bíblia e facilmente imaginado por um pensador, pode ser um ser que sempre existiu sem inicio nem fim, do qual não habita nenhum plano e criou todas as leis e devido a isso, não pode ser influenciado por elas!

Enviado por: Não importa  |  Data: Qui, 25/12/2014 às 21h58   

É ANTICIENTÍFICO ACREDITAR EM DEUS? veja os links
http://wol.jw.org/pt/wol/pc/r5/lp-t/1200272045/15/4 http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102010050#h=9:0-11:222

Enviado por: josue oliveira  |  Data: Sáb, 25/10/2014 às 13h39   

Deus não está morto.
Francisco.

Assisti ao filme... Muito bom!

Mas é apenas um "resumao" do embate teismo x ateismo.

Enviado por: jeph simple  |  Data: Seg, 13/10/2014 às 14h58   

Besteira permanece besteira, mesmo falada por famosos....
Esta é uma frase do filme" Deus não está morto", atriubuída ao matemático e filósofo John Lennox num debate travado no filme entre um aluno cristão e um professor ateu e arrogante. Sugiro que ateus e crentes vejam esse filme e tirem suas conclusões


Enviado por: Francisco Assis de Oliveira  |  Data: Dom, 12/10/2014 às 21h10   

Resposta ao Jess e ao "O retardado"
Leia resposta à questão "Quem ou o quê causou Deus?" nos links:

http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=393

http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=23

Enviado por: Johannes Janzen  |  Data: Qua, 03/09/2014 às 12h18   

Resposta ao Jess sobre "what"
Jess, se voce nao sabe, a maioria dos cientistas, não sao ateus, sao teistas. Pesquise por contra propria, premio nobel fisica, quimica... e voce vai ver. Por exemplo, Hawkin, tem um titulo, que antes, pertenceu a Isaac Newton (cristao). Maior genio de todos os tempos. A maior autoridade em Halos do mundo é robert GENTRY, a maior autoridade em DNA e genoma Humano é Francis Collins... mas isso nao interessa, porque o que eu quero responder é o seu questionamento sobre quem criou Deus, nao sei se voce leu tudo, mas o novo livro de HAWKING fala de um UNIVERSO SE AUTO CRIAR, voce entende onde chegamos? A SUA PERGUNTA SOBRE DEUS, se for respondida da forma como HAWKING respondeu, sobre o universo, voce, provavelmente rejeitaria nao? mas é a mesma LOGICA... PERCEBEU? A origem da ESPONTANEIDADE bate a porta das DUAS IDEIAS.

Enviado por: Guto  |  Data: Qua, 03/09/2014 às 02h01   

É... puxou o tapete mesmo
É interessante, por exemplo, ver que alguns ateus, falam sobre a necessidade de alguns seres humanos terem, em fazer o bem, mas por causa da religiao, e citam um proverbio chines, sobre cao adestrado. Porem, a gente deve lembrar, que pela ciencia, nos somos muito pior, como foi bem colocado nessa parte "De fato, a mensagem do ateísmo tem sempre sido curiosamente deprimente, retratando-nos como criaturas egoístas dobradas em nada mais do que a sobrevivência e auto-satisfação." A ciencia nos diz, que mentir, é a chave para sovreviver, ela nos diz que uma criança que mente, é mais inteligente, e tem estudos sobre isso.... entao,cade, essa linda sociedade que os ateus pregam, sem Deus? um amor incondional entre os seres humanos, porem, quando a ciencia pesquisa, ela nos revela, que nos precisamos mentir, que a sobrevivencia é dos mais fortes... e bla bla bla... que nao temos alma, e nossas emoções sao meras reações quimicas, e só isso....

Enviado por: Guto  |  Data: Qua, 03/09/2014 às 01h56   

A cada estrofe um sorriso...
Esse cara é brilhante, apesar de Deus não precisa provar a sua existência, quando leio as quebras do ateísmo feitas por esse cara fico feliz em saber que a "arrogância do saber" praticada por muitos ateus fica desmoralizada por ter um intelectual que representa os cristãos.

Enviado por: Luana Kesley  |  Data: Seg, 18/08/2014 às 01h48   

Incompreensivo
De fato, ninguém pode ter certeza de nada. Acho errado sermos manipulados por dogmas religiosos para a satisfação de poucos e dominação da massa. No entanto, se existe um Deus, não devemos arranjar desculpas para negar sua existência, para sermos livres para fazermos o que quisermos sem consequência ou outro motivo similar. Quem fez Deus então? Alguém ou ninguém. Seguindo as leis da física tudo veio de algum lugar, teve um início ali, mas Deus de alguma forma parece não se importar muito com tal lei, pelo menos nos textos bíblicos (que são bem vagos), Deus não precisa vir de algum lugar. Não precisa seguir alguma lei, ou sequer provar algo para que dentro da nossa capacidade extremamente limitada, possamos entende-lo. Apesar de sermos muito inteligentes, temos que admitir que as vezes somos como cachorros numa cozinha com ovos, farinha, fermento açúcar, etc.. A gente suja, faz bagunça, mas não temos idéia do que estamos fazendo.

Enviado por: Jorge  |  Data: Ter, 05/08/2014 às 10h05   

sujo falando do mal lavado
Pode questionar o fato de a gravidade surgir do nada. Mas e o fato de deus surgir do nada. onde está o criador de Deus? também é ilógico agora?

A única certeza nesse mundo é sua incerteza

Enviado por: O retardado  |  Data: Qui, 31/07/2014 às 17h09   

am?
FÉ QUE SE BASEIA EM EVIDÊNCIA????????????

Enviado por: Bruno santos  |  Data: Qua, 23/07/2014 às 19h27   

Deus ama
Eu acredito que Deus ama profundamente a alma deste homem e sabe o quanto ele sofre em seu íntimo. Apesar de toda a sua ciência, ele tem um desejo profundo de conhecer Deus. Oro para que ele o encontre antes da sua saída desta terra. Que Deus abençoe Stephen Hawking.

Enviado por: Fátima  |  Data: Qui, 26/06/2014 às 20h10   

stephen
Concordo plenamente com a cloncusão dele

Enviado por: Mario Augusto  |  Data: Seg, 24/02/2014 às 17h50   

what?
Cientista? esse cara n pode debater sobre esses assuntos ... porque ele acredita em Deus ! Devese partir do principio de que nao ha nada no univeso como ele explica a existência de Deus? Da onde surgiu esse. ser?

Enviado por: Jess  |  Data: Dom, 09/02/2014 às 08h22   

CONCORDO
A razão de a ciência florescer tão vigorosamente nos séculos 16 e 17 foi precisamente devido à crença de que as leis da natureza, que estavam sendo descobertas e Concordo a definidas refletiram a influência de um divino legislador.

Um dos temas fundamentais do Cristianismo é que o universo foi construído de acordo com um projeto racional e inteligente. Longe de estar em desacordo com a ciência, a fé cristã realmente faz sentido científico perfeito.

Enviado por: Newton Monteiro Guimarães   |  Data: Sáb, 08/02/2014 às 08h35   

'Origem de Deus , esta na criação do universo
Entrevista com João de Souza. Sem medo, ele demonstra que o relato de Gênesis deve ser interpretado de forma literal e que a evolução não pode ser verdadeira.
ENTENDO QUE DEUS É O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO VEJO QUE O UNIVERSO TOTAL RECEBEU O NOME DE Deus e tudo que existe é Deus. Tudo EVOLUI O HOMEM EVOLUI DEUS TAMBÉM EVOLUI , AS LEIS FÍSICAS É UMA ORDEM DIVINA É UMA LINGUAGEM DE Deus, a física não surgiu antes da existência do universo. portanto depois de Deus ela explica e comprova a existência de Deus . digamos que Deus é o ser pensante do homem, o existir de si mesmo . conhecendo a ti mesmo podemos conhecermos Deus e o universo, o que é impossível é um só homem conhecer todo o universo mas todos os homens poderá conhecer em parte o universo . dai concluimos a grandeza do universo e imposibilidade de um so homem conhecer todo universo . Tão grande é o mau, taão grande é o bem tudo esta em Deus e Deus esta em tudo.e o todo é Deus.

Enviado por: Newton Monteiro Guimarães   |  Data: Sáb, 08/02/2014 às 08h30   




   Pesquisar

   Arquivo

   Sobre mim
   Johannes G. Janzen é professor de engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental com ênfase em Fenômenos de transporte e Hidráulica.

   Postagens mais recentes

   Postagens mais vistas

   Comentários recentes

   Palavras-chave

   Twitter

   Facebook

O conteúdo deste website, salvo indicações, é de uso exclusivo da
Sociedade Origem e Destino - Copyright © 2011